ANTHP - Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins
20º Aniversário
1994-2014

História

Em Junho de 1993, um grupo de treinadores reunidos em Lisboa, no Vista Alegre F. C. assumiram a responsabilidade de darem os primeiros passos para a formação da Associação de Treinadores de Hóquei em Patins. Numa reunião de âmbito nacional que se realiza em Coimbra, em Novembro do mesmo ano, é nomeada uma comissão instaladora composta por técnicos de várias zonas do País. Novamente em Coimbra, Fevereiro de 1994, são aprovados os Estatutos e o Regulamento Eleitoral, mas são três treinadores, Carlos Rebelo, Vítor Pinheiro e José Carlos Manaças, que assumem todo o processo de constituição.

A 11 de Março de 1994, dá-se a criação da Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins, com a celebração da escritura pública no 9º Cartório Notarial de Lisboa.

Seguem-se as primeiras eleições para os corpos gerentes, realizadas a 29 de Abril de 1994, nas instalações da Federação Portuguesa de Patinagem, sito na Rua Duque de Palmela 27, 6º Esq., Lisboa. É eleita a seguinte lista:
Assembleia Geral – Presidente: Carlos Rebelo, Vice-presidente: João Araújo, Secretário: Aníbal Rosa; Conselho Fiscal – Presidente: Vítor Pinheiro, Vogal Efectivo: Francisco Velasco, Vogal Efectivo: Feliciano Matos; Direcção – Presidente: José Carlos Manaças, Vice-presidente: José Casimiro, Secretário: Emanuel Duarte, Tesoureiro: Rui Lupi, Vogal Efectivo: Ernesto Honório, Vogal Suplente: Paulo Batista,Vogal-Suplente:Pedro.Nunes.

A 12 de Maio de 1994 foi celebrado no Lisboa Racket Centre, na Rua Alferes Malheiro, Lisboa, o acto de posse dos corpos sociais da Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins, com a presença do representante do Indesp, o Presidente do Congresso da Federação Portuguesa de Patinagem e o Presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Patinagem.

Um dia depois, a 13 de Maio de 1994, foi publicada em Diário da República, nº 111, a constituição da Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins.

No Congresso da Federação Portuguesa de Patinagem realizado a 27 de Maio de 1994, votou-se por unanimidade a aceitação da Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins como sócio ordinário da Federação Portuguesa de Patinagem. A partir daqui, a Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins passa a ter voz e voto nas posições tomadas em congresso da Federação Portuguesa de Patinagem.

Por fim, a A.N.T.H.P. integrou, juntamente com as associações de treinadores de Atletismo, Andebol, Basquetebol, Natação, Râgueby e Judo, a constituição da Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores, cuja escritura se realizou no dia 6 de Outubro de 1997, no 4º Cartório Notarial de Lisboa.